RELATÓRIO DO PROJETO
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM O 1º ANO DO 1º CICLO
Iniciamos nosso projeto apresentando um clip musical da turma do COCORICÓ com a música “ESSE RIO NÃO TEM PEIXE” que fala sobre as poluições nos rios, onde você encontra todo e qualquer tipo de objeto.
CLIP "ESSE RIO NÃO TEM PEIXE"
1º/1º |
Fizemos a leitura e memorização da letra da música e então todos cantaram fazendo gestos.
Em seguida fizemos a interpretação oral do clip questionando os alunos sobre:
- O que vocês puderam observar nesse rio?
- A turma toda foi pescar, eles conseguiram pegar algum peixe? Por quê?
- Quais foram os objetos encontrados na água?
- O lugar desses objetos era no rio?
- Como chamamos o rio quando está cheio de sujeira?
Depois da aula no laboratório demos continuidade no trabalho em sala de aula.
Inicialmente foi contado uma história que tratava da poluição do planeta para desenvolver a competência intertextual e também foi feita a interpretação oral.
Inicialmente foi contado uma história que tratava da poluição do planeta para desenvolver a competência intertextual e também foi feita a interpretação oral.
HISTÓRIA
ESCUTA AS
VOZES DA TERRA
OUTUBRO 19, 2007 POR DIV. TEMAS
DURANTE A INFÂNCIA, O MEU AVÔ ERA
O MEU MELHOR AMIGO. QUANDO ESTÁVAMOS JUNTOS, TUDO ME PARECIA PERFEITO.
GOSTÁVAMOS AMBOS DE PASSEAR PELOS
BOSQUES. NUNCA ÍAMOS MUITO LONGE, NEM ANDÁVAMOS MUITO DEPRESSA. ESCOLHÍAMOS
CAMINHOS SINUOSOS. ENQUANTO CAMINHÁVAMOS, FAZIA LHE IMENSAS PERGUNTAS.
― AVÔ, POR QUE…?
― O QUE SE PASSARIA SE…?
― SERÁ QUE ÀS VEZES…?
UM DIA, PERGUNTEI-LHE:
― AVÔ, O QUE É UMA ORAÇÃO?
O MEU AVÔ FICOU EM SILÊNCIO
DURANTE MUITO TEMPO. QUANDO CHEGÁMOS JUNTO DAS ÁRVORES MAIS ALTAS DA FLORESTA,
RESPONDEU-ME COM UMA PERGUNTA:
― ALGUMA VEZ OUVISTE O MURMÚRIO
DAS ÁRVORES?
PUS-ME À ESCUTA, ATENTO, MAS EM
VÃO.
― VÊ COMO AS ÁRVORES SOBEM ATÉ AO
CÉU. TENTAM SUBIR SEMPRE MAIS. QUEREM CHEGAR ÀS NUVENS, AO SOL, À LUA E ÀS
ESTRELAS. PROCURAM ELEVAR-SE ATÉ AO CÉU.
PENSEI NAS ÁRVORES, PROCUREI
OUVI-LAS. ENQUANTO REFLECTIA, SENTEI-ME NUMA ROCHA VELHA, COBERTA DE MUSGO. O
MEU AVÔ EXPLICOU:
― AS ROCHAS E AS MONTANHAS TAMBÉM
FALAM CONNOSCO. A SUA CALMA E O SEU SILÊNCIO INSPIRAM-NOS TRANQUILIDADE.
DEPOIS DE TER REFLECTIDO DURANTE
BASTANTE TEMPO, PEGUEI NUMA PEDRA E COLOQUEI-A NO MEU BOLSO.
CAMINHÁMOS UM POUCO MAIS, ATÉ
JUNTO DE UM RIBEIRO. A ÁGUA BORBULHAVA, CINTILAVA, E VIAM-SE PEQUENOS PEIXES A
NADAR.
― AVÔ, OS RIBEIROS TAMBÉM
MURMURAM?
― CLARO. BEM COMO TODOS OS LAGOS,
RIOS E CURSOS DE ÁGUA. ÀS VEZES, CORREM TRANQUILAMENTE. ESPELHAM AS NUVENS, OS
PÁSSAROS, O SOL OU AS ESTRELAS. OUTRAS VEZES, ESCOAM-SE EM REDEMOINHOS,
LANÇAM-SE NO MAR OU EVAPORAM-SE NO CÉU. E O CICLO RECOMEÇA… TAMBÉM SE RIEM E
DIVERTEM COM OS SEUS AMIGOS ROCHEDOS. DANÇAM, SALTAM, TORNAM A CAIR…
― MAS A NATUREZA CONHECE OUTRAS
FORMAS DE SE EXPRIMIR. AS ERVAS ALTAS PROCURAM O SOL E AS FLORES EXALAM O SEU
PERFUME DOCE. QUANTO AO VENTO, SUSSURRA, GEME, SUSPIRA, E SOPRA-NOS AS SUAS
PALAVRAS.
― ESCUTA O CANTO DOS PÁSSAROS DE
MANHÃ CEDO, ESCUTA O SEU SILÊNCIO ANTES DO NASCER DO SOL. CONSEGUES OUVIR A
MELODIA DO PINTARROXO AO CAIR DA TARDE? OS ANIMAIS CORREM PELA FLORESTA,
TORNAM-SE RELUZENTES COM A ÁGUA, ESCALAM MONTANHAS, VOAM ATÉ ÀS NUVENS, OU
REFUGIAM-SE NA TERRA. É ASSIM QUE TODOS OS SERES VIVOS PARTICIPAM NA BELEZA DO
MUNDO…
CALÁMO-NOS OS DOIS. O MEU AVÔ
OLHAVA O HORIZONTE E EU REFLECTIA NO QUE ELE ME TINHA DITO SOBRE AS ROCHAS, AS
ÁRVORES, A ERVA, OS PÁSSAROS E AS FLORES. ACABEI POR LHE PERGUNTAR DE QUE MODO
REZAVAM OS HOMENS.
O MEU AVÔ SORRIU E PASSOU A MÃO
PELOS MEUS CABELOS. RESPONDEU:
― TAL COMO A NATUREZA, OS HOMENS
TÊM A SUA LINGUAGEM PRÓPRIA. PODEM INCLINAR-SE PARA CHEIRAR UMA FLOR, VER O SOL
DESPONTAR NO HORIZONTE, SENTIR A TERRA MOVER-SE DOCEMENTE, OU SAUDAR O DIA QUE
COMEÇA. PODEMOS PASSEAR NUM BOSQUE COBERTO DE NEVE NUM DIA DE INVERNO E VER O
NOSSO PRÓPRIO SOPRO CONFUNDIR-SE COM O SOPRO DO MUNDO. A MÚSICA E A PINTURA SÃO
TAMBÉM FORMAS DE NOS EXPRIMIRMOS, DE FALARMOS…
― ÀS VEZES, SENTIMO-NOS TRISTES,
DOENTES OU ISOLADOS. ENTÃO, REPETIMOS AS PALAVRAS QUE OS NOSSOS PAIS E AVÓS NOS
LEGARAM. MAS É PRECISO QUE CADA UM ENCONTRE AS SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS. O QUE É
IMPORTANTE É DIZER O QUE VERDADEIRAMENTE SE SENTE, O QUE NOS VEM DO CORAÇÃO.
PASSADO ALGUM TEMPO, O MEU AVÔ
DISSE-ME QUE ERAM HORAS DE REGRESSAR. MAS EU TINHA UMA ÚLTIMA PERGUNTA:
― HÁ RESPOSTAS PARA AS NOSSAS
ORAÇÕES?
SORRIU.
― SE AS ESCUTARMOS ATENTAMENTE,
AS ORAÇÕES CONTÊM AS SUAS PRÓPRIAS RESPOSTAS. NÓS SOMOS COMO AS ÁRVORES, O
VENTO E A ÁGUA. NÃO PODEMOS MUDAR O QUE NOS RODEIA, MAS PODEMOS MUDAR-NOS A NÓS
MESMOS. É EVOLUINDO QUE TRANSFORMAMOS O MUNDO.
DEPOIS DESTE PASSEIO, AINDA
VOLTÁMOS A PASSEAR JUNTOS. DE CADA VEZ, TENTEI ESCUTAR AS VOZES DA TERRA, MAS
CREIO QUE NUNCA AS OUVI.
UM DIA, O MEU AVÔ DEIXOU-NOS.
CONTINUEI A PENSAR NELE COM TODAS AS MINHAS FORÇAS, MAS ELE NÃO VOLTOU. NÃO
PODIA VOLTAR. REZEI ATÉ MAIS NÃO PODER. DEPOIS, DEIXEI DE O FAZER. SEM ELE,
TUDO ME PARECIA SOMBRIO, E SENTIA-ME MUITO SÓ.
ALGUNS ANOS MAIS TARDE, DURANTE
UM PASSEIO, SENTEI-ME DEBAIXO DE UMA ÁRVORE ENORME. OS RAMOS MEXIAM E AS FOLHAS
SUSSURRAVAM. OUVI O MURMÚRIO DE UM RIBEIRO E O CANTO DE UM PINTARROXO,
PENDURADO NUMA MADRESSILVA. OUVI TAMBÉM UM LIGEIRO SUSSURRO, MISTURADO COM O
SOPRO DO VENTO, COM O CANTO DOS PÁSSAROS E COM O MARULHO DA ÁGUA.
TAL COMO O MEU AVÔ ME ENSINARA, A
TERRA FALAVA COMIGO. ENTÃO, TAMBÉM EU MURMUREI, DOCEMENTE:
― OBRIGADO PELAS ÁRVORES GRANDES
E PELAS FLORES, PELOS ROCHEDOS E PELOS PÁSSAROS. E, SOBRETUDO… OBRIGADO PELO
MEU AVÔ!
FOI ENTÃO QUE ALGO ACONTECEU.
SENTI – OUTRA VEZ – O MEU AVÔ PERTO DE MIM…
E, PELA PRIMEIRA VEZ DESDE HÁ
MUITO TEMPO, TUDO ME PARECIA PERFEITO.
DOUGLAS WOOD
ESCUTA AS VOZES DA TERRA
PARIS, GRÜND, 2000
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO
ESCUTA AS VOZES DA TERRA
PARIS, GRÜND, 2000
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO
http: quefuturoparaoplaneta.wordpress.com/2007/10/19/escuta-as-vozes-da-terra/
Em seguida as crianças receberam a letra da música “ESSE RIO NÃO TEM PEIXE” para que fizessem a leitura da letra.
Foi explicado o que é uma rima e como atividade eles deveriam encontrar as palavras que rimam na letra da música.
LETRA DA MÚSICA
ESSE RIO NÃO TEM PEIXE
DEIXA EU CONHECER O PEIXE QUE MORA NESSE RIOZÃO,
ESSE RIO É TÃO GRANDE, DEVE TER PEIXÃO.
DEIXA EU CONHECER O PEIXE QUE MORA NESSE RIOZÃO,
ESSE RIO É TÃO GRANDE, DEVE TER PEIXÃO.
DEIXA EU CONHECER O PEIXE QUE MORA NESSE RIOZÃO,
ESSE RIO É TÃO GRANDE, DEVE TER PEIXÃO.
VAI LILICA, JOGA A ISCA PRO PEIXE BELISCAR,
PACIÊNCIA, NÃO DESISTA, VOCÊ VAI PESCAR!
RIO DE CIDADE GRANDE É TÃO DIFERENTE,
TUDO BOIA, NADA AFUNDA E A ÁGUA NÃO É TRANSPARENTE.
PACIÊNCIA, NÃO DESISTA, VOCÊ VAI PESCAR!
RIO DE CIDADE GRANDE É TÃO DIFERENTE,
TUDO BOIA, NADA AFUNDA E A ÁGUA NÃO É TRANSPARENTE.
DEIXA EU CONHECER O PEIXE QUE MORA NESSE RIOZÃO,
ESSE RIO É TÃO GRANDE, DEVE TER PEIXÃO.
ESSE RIO É TÃO GRANDE, DEVE TER PEIXÃO.
UMA BOA PESCADORA SABE ESPERAR,
SEMPRE TEM UM PEIXE, LILICA, PRA GENTE PESCAR.
MAS ESSE RIO É TÃO FEIO, A PAISAGEM É UM HORROR,
NÃO AGUENTO ESSE CHEIRO, AI MAS QUE FEDOR!
SEMPRE TEM UM PEIXE, LILICA, PRA GENTE PESCAR.
MAS ESSE RIO É TÃO FEIO, A PAISAGEM É UM HORROR,
NÃO AGUENTO ESSE CHEIRO, AI MAS QUE FEDOR!
DEIXA EU CONHECER O PEIXE QUE MORA NESSE RIOZÃO,
ESSE RIO É TÃO GRANDE, DEVE TER PEIXÃO.
ESSE RIO É TÃO GRANDE, DEVE TER PEIXÃO.
ACHO QUE EU FISGUEI O PEIXE,
NÃO É MENTIRA NEM LOROTA,
ISSO NÃO É PEIXE ZAZÁ, ISSO É UMA BOTA.
AGORA QUEM PEGOU O PEIXE ACHO QUE FUI EU,
ISSO NÃO É PEIXE LILICA, ISSO É UM PNEU.
NÃO É MENTIRA NEM LOROTA,
ISSO NÃO É PEIXE ZAZÁ, ISSO É UMA BOTA.
AGORA QUEM PEGOU O PEIXE ACHO QUE FUI EU,
ISSO NÃO É PEIXE LILICA, ISSO É UM PNEU.
DEIXA EU CONHECER O PEIXE QUE MORA NESSE RIOZÃO,
ESSE RIO É TÃO GRANDE, DEVE TER PEIXÃO.
ESSE RIO É TÃO GRANDE, DEVE TER PEIXÃO.
QUE PEIXINHO ESQUISITO EU CONSEGUI PESCAR,
ISSO NÃO É PEIXE ZAZÁ, É UM CELULAR.
PEGUEI UM PEIXE COM PESCOÇO, PARECE UMA GIRAFA,
ISSO NÃO É PEIXE LILICA, É UMA GARRAFA.
ISSO NÃO É PEIXE ZAZÁ, É UM CELULAR.
PEGUEI UM PEIXE COM PESCOÇO, PARECE UMA GIRAFA,
ISSO NÃO É PEIXE LILICA, É UMA GARRAFA.
ESSE RIO NÃO TEM PEIXE,
NEM PEIXINHO, NEM PEIXÃO.
NÃO TEM BICHO, SÓ TEM LIXO,
ISSO É POLUIÇÃO.
NEM PEIXINHO, NEM PEIXÃO.
NÃO TEM BICHO, SÓ TEM LIXO,
ISSO É POLUIÇÃO.
COMPOSIÇÃO: FERNANDO SALEM
ENVIADA POR LADYRHAY
ENVIADA POR LADYRHAY
Para trabalhar com a produção escrita, foi feito um acróstico com a palavra chave do assunto tratado "POLUIÇÃO".
Então passamos a trabalhar com a expressão criativa através da
atividade de "Monte o cenário" utilizando o Tuxpaint, no laboratório de
informática. Eles montaram um cenário mostrando um rio poluído e depois
um rio não poluído, ou seja, o rio que queremos.
IMAGENS DO TRABALHO
A próxima atividade desevolvida foi a dobradura do peixe formando um aquário.
IMAGEM DO TRABALHO
IMAGENS DO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE NO LABORATÓRIO
RIO POLUÍDO |
Então para finalizar o trabalho com o primeiro ano do primeiro ciclo, passamos o filme “Xuxinha e Guto contra os monstros do espaço”,
utilizando o aparelho de DVD na sala de aula. Este filme
ressalta a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM O 2º ANO DO 1º CICLO
No 2º ano do 1º ciclo, foram desenvolvidas as mesmas atividades do 1º ano do 1º ciclo. Apenas duas atividades desenvolvidas não foram realizadas com o primeiro ano.
Leitura
e memorização da letra da música (Esse rio não tem peixe "Cocoricó" utilizando o aparelho de DVD, no laboratório de informática;
2º/1º ASSISTINDO AO CLIP |
Então cantaram a música fazendo gestos seguido da interpretação oral.
Ouviram a história "Escuta as vozes da Terra" de Douglas Wood também seguida da interpretação oral da história.
O segundo ano do primeiro ciclo desenvolveu apenas duas atividades diferentes do primeiro ano, fizeram um desenho em folha de papel sulfite representando de forma
ilustrativa o tema discutido em sala de aula e também, em vez de fazer a
atividade envolvendo rimas no caderno em sala de aula, eles
desenvolveram esta atividade na sala de informática no Br. Office.
Então foi trabalhada a expressão criativa no Tuxpaint
Depois foi feita a dobradura do peixe em sala de aula.
2º/1º FAZENDO A DOBRADURA DO PEIXE |
E também finalizamos passando o filme “Xuxinha e Guto contra os monstros do espaço”,
utilizando o aparelho de DVD na sala de aula. Este filme
ressalta a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM O 3º ANO DO 1º CICLO
O terceiro ano do primeiro ciclo, desenvolveu as mesmas atividades das outras turmas e foi incluída atividade de produção escrita no Br. Office (processador de textos), sobre o tema trabalhado na música e também atividade de pesquisa na internet sobre poluição para aprenderem a pesquisar, copiar, colar.
ACRÓSTICO 3º ANO DO 1º CICLO
DOBRADURA |
PAINEL COLETIVO 3º/1º |
PAINEL COLETIVO 3º/1º |
PRODUÇÃO ESCRITA 3º ANO DO 1º CICLO |
PRODUÇÃO ESCRITA 3º ANO DO 1ºCICLO |
Finalizamos com o filme: “Xuxinha e Guto contra os monstros do espaço”
O desenvolvimento deste trabalho nas escolas teve
vários pontos positivos como, por exemplo, a forma extraordinária com que as
crianças se mostraram interessadas, participando de todas as atividades
desenvolvidas no projeto.
Outro ponto importante foi a maneira como eles se
entrosaram, trabalharam juntos, auxiliando uns aos outros, trabalhando
cooperativamente entre eles. Sem falar no aprendizado que foi bem
significativo, as crianças tiveram uma maior facilidade em assimilar o conteúdo
tratado.
Achei ótimo você utilizar músicas com personagens animados e a informática para tratar de um assunto tão importante como este. Beijos
ResponderExcluir