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domingo, 20 de novembro de 2011

PROJETO POR UM PLANETA MAIS FELIZ: LEIA CANTE E BRINQUE

Projeto desenvolvido pelas professoras PRISCILLA SAMOROSKI e MARLA DOS SANTOS PRESTES na ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO JOSÉ BONIFÁCIO GUIMARÃES VILELA.

PROJETO POR UM PLANETA MAIS FELIZ: LEIA CANTE E BRINQUE

1. TEMA: POLUIÇÃO: Música e tecnologia.


2. JUSTIFICATIVA:

            O trabalho musical nas escolas ajuda a criança a ser criadora, explora e incentiva o gosto pela música, trabalha com a percepção auditiva, com o ritmo, coordenação motora e também contribui para o equilíbrio afetivo e emocional. Além de estimular os movimentos, desenvolve também a linguagem oral e escrita. A música atua diretamente sobre a inteligência, a vontade, a sensibilidade e o sistema nervoso. Através dela podemos trabalhar com as demais áreas do currículo como o Português, a Matemática, a Educação Artística e também os temas transversais como o meio ambiente.
            O cuidado com o meio ambiente deve ser desde cedo trabalhado nas escolas para que haja conscientização por parte das crianças e consequentemente dos adultos. Para que consigamos garantir um futuro digno ao nosso planeta e ás gerações de populações que virão, devemos repensar a forma de nos relacionarmos com o mundo. Sendo assim, torna-se importante despertar em nossos educandos o amor ao meio em que vivem, para que haja preservação dos rios, das praças, campos, enfim do ambiente que os cercam.
            A poluição está em todo o lugar. Jogar lixo no lixo e reciclar são aprendizados de extrema importância que precisam ser explorados e realizados diariamente em nossas escolas para que possamos envolver não somente a escola como um todo, mas também ás famílias e comunidade. Somos semeadores que lançamos novas sementes por um planeta melhor, por um planeta mais feliz, tendo sempre a esperança de, futuramente, colhermos os frutos tão almejados.  
            As tecnologias devem ser ferramentas de aprendizagem, sendo utilizadas como meios de apoio e estímulo ao aprendizado. Justifica-se esse projeto, visando aliar as atividades desenvolvidas em sala de aula com as mídias e tecnologias, a fim de proporcionar aos educandos um trabalho diferenciado com recurso tecnológico de grande importância que a escola disponibiliza como o laboratório de informática, buscando favorecer o processo de ensino-aprendizagem.


3. OBJETIVOS GERAIS:

v                 Promover a interação com as tecnologias e mídias na escola;

v                 Favorecer a socialização por meio da música e das tecnologias.


3.1 Objetivos Específicos:

v                 Aliar conteúdos disciplinares trabalhados em sala de aula com atividades no laboratório de informática;

v                 Trabalhar com a música como recurso de aprendizagem;

v                 Desenvolver a coordenação motora;

v                 Trabalhar com a produção escrita, expressão criativa e interpretação musical.


4. PUBLICO ALVO:

            Alunos e professores do 1º, 2º e 3º anos do 1º ciclo do Ensino Fundamental, do período vespertino da Escola Municipal Prefeito José Bonifácio Guimarães Vilela, em Ponta Grossa - Pr.


5. DURAÇÃO DO PROJETO:

            Este projeto será desenvolvido diariamente durante os meses de outubro e novembro, em sala de aula e no laboratório de informática.


6. METODOLOGIA:

6.1 Atividades a serem desenvolvidas com o 1º ano do 1º ciclo:

v                 Leitura e memorização da letra da música (Esse rio não tem peixe _ Cocoricó) utilizando o aparelho de DVD, no laboratório de informática;

v                 Cantar a música fazendo gestos;

v                 Realizar a interpretação da letra da música de forma oral;

v                 Contar histórias que envolvam o assunto tratado pela música desenvolvendo a competência intertextual;

v                 Desenvolver atividades envolvendo rimas, em sala de aula;

v                 Acróstico com palavra chave, em sala de aula;

v                 Dobradura do peixe em sala de aula, salientando “o rio que queremos”.

v                 Trabalhar a expressão criativa referente a música através da atividade de “Monte o cenário” utilizando o Tuxpaint, no laboratório de informática. Montar um cenário mostrando um rio poluído e depois um rio não poluído, ou seja, o rio que queremos.

v                 Assistir ao filme: “Xuxinha e Guto contra os monstros do espaço”, utilizando o aparelho de DVD nas próprias salas de aula. Este filme ressalta a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente.


6.2 Atividades a serem desenvolvidas com o 2º ano do 1º ciclo:

v                 Leitura e memorização da letra da música (Esse rio não tem peixe _ Cocoricó) utilizando o aparelho de DVD, no laboratório de informática;

v                 Cantar a música fazendo gestos;

v                 Realizar a interpretação da letra da música de forma oral;

v                 Contar histórias que envolvam o assunto tratado pela música desenvolvendo a competência intertextual;

v                 Fazer um desenho em folha de sulfite, representando o tema discutido, em sala de aula;

v                 Desenvolver atividades envolvendo rimas no Br.Office;

v                 Trabalhar a expressão criativa referente a música através da atividade de “Monte o cenário” utilizando o Tuxpaint, no laboratório de informática. Montar um cenário mostrando um rio poluído e depois um rio não poluído, ou seja, o rio que queremos.

v                 Dobradura do peixe em sala de aula, salientando “o rio que queremos”.

v                 Assistir ao filme: “Xuxinha e Guto contra os monstros do espaço”, utilizando o aparelho de DVD nas próprias salas de aula. Este filme ressalta a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente.



6.3 Atividades a serem desenvolvidas com o 3º ano do 1º ciclo:

v                 Leitura e memorização da letra da música (Esse rio não tem peixe _ Cocoricó)  utilizando o aparelho de DVD, no laboratório de informática;

v                 Cantar a música criando novos gestos;

v                 Realizar a interpretação da letra da música de forma oral;

v                 Contar histórias que envolvam o assunto tratado pela música desenvolvendo a competência intertextual;

v                 Desenvolver atividades envolvendo rimas no Br.Office;

v                 Estimular a produção escrita no Br. Office (processador de textos), sobre o tema trabalhado na música;

v                 Trabalhar a expressão criativa referente a música através da atividade de “Monte o cenário” utilizando o Tuxpaint, no laboratório de informática. Montar um cenário mostrando um rio poluído e depois um rio não poluído, ou seja, o rio que queremos.

v                 Atividades de pesquisa utilizando a internet sobre poluição. Selecionar, copiar e colar imagem de poluição no BR.Office, em seguida criar uma frase sobre a imagem selecionada.

v                 Assistir ao filme: “Xuxinha e Guto contra os monstros do espaço”, utilizando o aparelho de DVD nas próprias salas de aula. Este filme ressalta a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente.


7. AVALIAÇÃO:

            A avaliação ocorrerá a partir da participação efetiva dos alunos nas atividades desenvolvidas em sala de aula e no laboratório de informática. O professor regente de sala será fundamental para o desenvolvimento deste projeto, pois deverá estar atento ao desenvolvimento dos educandos no manuseio das tecnologias e na evolução do aprendizado proporcionado por esses recursos tecnológicos. 

























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